sexta-feira, 26 de abril de 2013

CARTA DAS ARAUCÁRIAS

 
É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades e enxergar atributos, isto é para os sábios. 

[AUTOR DESCONHECIDO]

As Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército espalhadas por todos os cantos do Brasil abaixo assinadas e reunidas em ato público nos dias 6 e 7 de Abril, na Cidade de Curitiba - Estado do Paraná, manifestam publicamente seu total apoio à criação do Conselho Nacional de Lideranças de Veteranos da Polícia do Exército, órgão gestor máximo, que possibilitará a efetiva participação de todos, em ações futuras que sejam do interesse dos seus partícipes, independentemente das suas Organizações Militares de PE, sem fins pessoais, financeiros ou políticos.
Este manifesto é dirigido a todo o VETERANO PE do Brasil, autoridades civis e militares e a sociedade brasileira de uma maneira geral, formada por homens livres e de bons costumes, construtores sociais, com sólidos fundamentos de retidão ético moral de um País Livre, soberano e democrático.
O Conselho é uma reivindicação antiga daqueles que atuam alicerçados em forte formação moral, na honra e no respeito, além da dignidade de seus membros. Temos como objetivo imediato servir de instrumento para garantir a efetiva participação de todos em uma gestão moderna, envolvendo o planejamento e o acompanhamento e a execução das políticas sociais e de outros serviços que atendam nossos anseios. Servirá também para planejar ações, tais como a criação de um calendário de eventos nacional.
Convocamos todos àqueles que aqui não estiveram, mas comungam dos mesmos ideais, que se unam a nós nesse momento ímpar e histórico, pois “NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS”. Ratificamos a total independência de cada Grupo ou Associação de Veteranos sob qualquer questão da sua esfera e de seu único e exclusivo poder discricionário.
O Conselho coroa a representatividade de cidadãos que possuem e mantém a responsabilidade de efetivar ações práticas que congreguem TODOS OS VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO DO BRASIL, fomentando a criação de novas associações e grupos em todo o território nacional onde ainda não existam representações constituídas, realizando o planejamento e execução de ações práticas de abrangência nacional e que possam ser implementadas a partir da concepção de respeito a diferenças culturais e sociais inerente a um país de dimensões continentais. O Conselho terá em seu seio, elementos indicados de cada regional até o número máximo de dois (02) e passará a deliberar assuntos de interesse de todos os Veteranos da Polícia do Exército do Brasil.
Nossos anseios se embasam na formação de um grupo civil constituído, que possa congregar brasileiros que receberam durante seu período de serviço militar, ou por exigência da carreira militar, doutrinas que vislumbram a expressão dos valores da Polícia do Exército e que, após o serviço ativo ou não, permanecem resguardando esses valores e aplicando-os à vida civil, como brasileiros no pleno exercício de sua cidadania, corroborando com a disseminação das bases na idiomática expressão “UMA VEZ PE, SEMPRE PE”.
Nosso objetivo não é outro se não manter-nos alertas e vigilantes quanto os caminhos de nossa Pátria, amando-a e nos unindo em torno dela, na "Ordem e no Progresso” reivindicando ações práticas que possam conduzir nosso País a uma nação melhor, de cidadãos mais conscientes de seu papel, e como Policial do Exército, exemplo de dignidade, zelo, e de  conduta impecável perante qualquer instituição civil e militar.
Os signatários desta carta rejeitam qualquer outra entidade ou autoridade que se julgue representativa nacionalmente ou que possam vir a se denominar representante dos VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO do Brasil, cabendo apenas a este Conselho Nacional, aqui criado, esta prerrogativa.
Também ratificam que nenhuma entidade a se formar a partir do Conselho Nacional será de caráter individual ou de fins pessoais, mas estará sempre embasada na concepção da representatividade, sem interesses pessoais, comerciais ou políticos. Seremos uma  entidade cujo objetivo único e exclusivo seja a ratificação dos valores da Polícia do Exército, a defesa do Exército Brasileiro  como Instituição e  a união de todos os Veteranos da Polícia do Exército que cultuam e exercem com verdadeira  dignidade os exemplos do soldado PE e de seu digno Braçal PE junto a sociedade brasileira.
Rejeitamos qualquer tipo de política partidária em nosso meio, seus desdobramentos e debates ideológicos; coibiremos a disseminação de partidarismo no convívio de nossas regionais e no círculo de nossos veteranos, e nunca  permitiremos a participação de membros de nossas regionais caracterizados, usando uniformes, fardas, insígnias ou distintivos que o indique como membro de uma associação de Polícia do Exército em manifestações político-partidárias ou em outras manifestações que evoquem protestos claros contra os valores que defendemos.
Nós veteranos PE, Somos oriundos dos MP’s da Força Expedicionária Brasileira valorosos e queridos “Pracinhas” que iniciaram a tradição do Braçal PE, mesmo inscrito MP, já denotavam que se tratava de uma tropa cujos valores éticos e morais e a postura não deveria ser melhor, nem pior do que ninguém, deveria ser diferente.
Somos Veteranos, brasileiros, que adquiriram forma e foram forjados nos mais elevados valores do Exército Brasileiro e da sua Polícia do Exército que estão, agora, se reunindo em um grande movimento nacional, abrangente, se alinhando e ombreando para traçar objetivos nacionais que visem a integração de Veteranos de norte a sul de nossa amada nação.
O Brasil precisa disto, de pessoas valorosas para disseminar ações de resgate do amor pelo nosso País, que sirvam de exemplo e executem ações práticas para engrandecer e principalmente resgatar o valor único e inquebrantável do Soldado PE.
                                

    Curitiba,PR, 07 de Abril de 2013.



Assinam a Carta:

- ASSPEx - Associação SEMPRE Polícia do Exército/4º BPE/10º Pelotão PE/6º Companhia PE;
AVEAPE/RS - Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul - 3º BPE;
GPEB/SC - Grupamento de Policiais do Exército de Brasília;
 - GVBP  -Grupo de Veteranos do BPEB do Paraná,  e
-  GSPEB Grupo Sempre PE de Brasília .

UMA VEZ PE SEMPRE PE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário