domingo, 21 de abril de 2013

ATA - I Encontro Nacional dos Grupos e Associações de Veteranos da Polícia do Exército do Brasil

Caros,

  Reunidos nos dias 07 e 08 de abril de 2013, na cidade de Curtiba, no Estado Paraná, representantes dos grupos e associações de Veteranos da Polícia do Exército dos Estados de Pernambuco, Paraná, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e ainda sendo acompanhada de forma interativa por representantes de São Paulo e Minas Gerais, deliberaram sobre o planejamento nacional das ações que envolvem os grupos e associações em todo o território nacional. O resultado consiste na confecção de dois documentos formais, dos quais em anexo o primeiro, a saber a ATA DO I ENCONTRO NACIONAL DAS LIDERANÇAS DE GRUPOS E ASSOCIAÇÕES DE VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO.
 
 Uma segundo documento estará sendo publicando em breve e consiste na CARTA DAS ARAUCARIAS, que consiste na formalização das deliberações das lideranças e suas ações futuras.
 A todos os interessados cabe a disseminação pelos meios possíveis do conteúdo das mesmas.
Att,
Francisco Miranda
Coordenador do Encontro





 I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército

Curitiba/PR, 6 e 7 Abril de 2013

“NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!”

Ata da Assembleia Geral

Reuniram-se nos dias 6 e 7 de Abril de 2013, nas dependências da Sede do Sindicato das Empresas de Segurança Privadas do Paraná, situado à Rua João Parolin 1416, Bairro Parolin na Cidade de Curitiba - Estado do Paraná, em Assembleia Geral  os representantes das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército do Brasil, para deliberar e acordar em reunião formal e assembleia constituída.
Para presidir esta assembleia foi escolhido o Sr Francisco Miranda da Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx – 4º BPE/10º Pelotão PE/ 6º Companhia PE.
Foram instalados os trabalhos com a presença dos representantes oficiais das seguintes associações e grupos abaixo nominados:
- Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx – 4º BPE/10º Pelotão PE/6º Companhia PE;
-  Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul - 3º BPE – AVEAPE/RS;
- Grupamento de Policiais do Exército De Brasília – GPEB SC;
 - Grupo de Veteranos do BPEB do Paraná – GVBP,  e
-  Associação Sempre PE de Brasília - GSPEB.
Por deferência de todos os presentes, o Sr. Francisco Miranda da Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx – 4º BPE /10º Pelotão PE/6º Companhia PE, convidou os Srs. Cel R/1  Norton Luis Silva da Costa e Cesar  Artur de Oliveira do GVBP para secretariá-lo, bem como conduzir os debates e a troca de experiências das Regionais.
Participaram do evento, além dos acima citados, como ouvintes do evento de forma parcial, via sistema de comunicações de internet, os  representantes das  Associação de Veteranos da Polícia do Exército – 2º BPE – AVEPE/SP e do Grupo de Veteranos do Batalhão Brasilia - Minas Gerais.
Deixaram de participar do I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército  a Associação Brasileira dos Amigos da Policia do Exército – ABRAPE /1º BPE RJ, a   Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército -  AVEAPE/1º BPE PR/SC, Confraria da Polícia do Exército – São Paulo e GPEC - Grupo de Veteranos do 13º PEL PE Cuiabá MT.
Fruto de apresentações dos respectivos representantes presentes ao evento e dos debates realizados, foram alcançados os seguintes resultados e deliberações:
1.           As associações e grupos de Veteranos da Polícia do Exército participantes do Encontro Nacional de Lideranças concordam que não há uma associação ou entidade com abrangência nacional ou qualquer representante de suas regionais com tais características. Portanto decidem:
a.          Será constituído um Grupo de Trabalho (GT) – especifico denominado CONSELHO NACIONAL DE VETERANO PE(CONAVEPE), composto de forma multidisciplinar até o número máximo de 02 (dois) representantes de Associação ou Grupo. Os representantes devem ser revestidos de poder de decisão para deliberar em nome de sua Associação ou Grupo de Veteranos. O GT tem por finalidade estudar, analisar, propor, adequar, aprovar ou reprovar assuntos de interesse geral e/ou específicos dos Veteranos da Polícia do Exército do Brasil. Para os assuntos inicialmente propostos, o Conselho Nacional, embasado no princípio democrático, que permeará todas as deliberações, devidamente sancionadas nesta reunião de lideranças, definirá um projeto consolidado e com metas e objetivos a serem atingidos;
b.          Premissa: O Grupo de Trabalho deverá ter por premissa a manutenção das particularidades e peculiaridades regionais de cada Associação e Grupo, respeitando sua autonomia como entidade civil constituída legalmente ou não, e incentivando aspectos que possam fortalecer a independência e a união interna das regionais;
c.           Estudo de viabilidade para formação em caráter definitivo e irrevogável de uma ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE VETERANOS PE;
d.          Criação de um Calendário Nacional de Eventos, que envolvam comemorações conduzidas por Associações e Grupos de Veteranos PE;
e.          Criação de Calendários de Eventos Regionais, que envolvam comemorações conduzidas por Associações e Grupos de Veteranos PE em consonância com o Calendário Nacional;
f.            Será instituído um Cadastro Geral de Veteranos PE contendo todos os Veteranos PE das diversas  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército do Brasil.
g.          Fica acordado que as primeiras deliberações provenientes do estudo realizado pelo CONSELHO NACIONAL DE VETERANOS PE serão apresentadas, e se for o caso, aprovadas em uma assembleia geral de Veteranos PE a ser constituída durante o ENVEPE - RECIFE-2013.
h.          As Associações de Veteranos deverão indicar, até o dia­­­­­­­­ 15 de Abril de 2013, o nome dos representantes das respectivas agremiações que integrarão o referido CONSELHO NACIONAL DE VETERANO PE.
i.            O CONAVEPE poderá propor ações de cunho social, sócio-educacional e de apoio que tragam benefícios ou resgatem companheiros e Veteranos PE em dificuldades. Tais deliberações terão abrangência nacional e deverão ser adotada por todas as associações e grupos com representantes do GT;
j.             O CONAVEPE também deverá estudar e propor ações que deem maior visibilidade aos Grupos e Associações de Veteranos PE, de tal forma, que todas as OMPE, até o nível Pelotão PE, sejam cientificadas da nossa existência e de nossos propósitos, realizando parcerias que possam trazer resultados benéficos práticos para os Veteranos da Polícia do Exército e para as OMPE parceiras. Cada Unidade Militar de Polícia do Exército deverá ser parte integrante dos projetos desencadeados pelas regionais e incentivadas e auxiliadas pelo Grupo Gestor.

2.           Independente de qualquer ação a ser colocada em prática, seguindo a premissa básica citada no item 1.b., será mantida sem questionamentos de qualquer espécie a total independência de cada Grupo ou Associação de Veteranos nas decisões que se fizerem necessários  e sob qualquer questão da sua esfera e de seu único e exclusivo poder discricionário, mesmo que venha a ser criada uma Associação representativa com abrangência nacional.
3.           Foi aprovado que a partir deste I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército, os Encontros de VETERANOS da PE, em caráter  Nacional que serão organizados, passarão a adotar a seguinte nomenclatura: Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército - ENVEPE, seguido da localidade onde será realizado e o ano correspondente a sua realização.
Em face do acima exposto, decidiu-se ainda que, no ano em curso, será realizado o Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército – ENVEPE – RECIFE/2013, no período de 20 a 22 de setembro de 2013, no Estado de Pernambuco, sob a condução da Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx.
A Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul – 3º BPE lançou proposta para sediar o ENVEPE/2014 na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, sendo posteriormente ratificada durante o EVEPE- Recife/2013

Ficou também definido que será gerado um domínio especifico para uso pelos organizadores do ENVEPE, pela  internet, com o intuito de divulgar o ENVEPE - RECIFE-2013, e que este domínio será posteriormente repassado à responsabilidade da entidade encarregada de coordenar as ações do Encontro subsequente, e assim sucessivamente.
4. Na questão da padronização de fardamentos e/ou uniformes, fica estabelecido que cada Grupo ou Associação de Veteranos PE tem autonomia para definir sua utilização, em seu âmbito interno devendo, sempre que possível, observar as condições climáticas locais e regionais para escolha de um uniforme de acordo com as particularidades de cada região, se ressalvando quanto à restrição da utilização apenas para os Veteranos integrantes de suas regionais.
Também é recomendado normatizar procedimentos que inibam e proíbam a utilização de uniformes oficialmente constituídos pelas regionais em reuniões ou eventos públicos que tenham caráter político, partidário ou de natureza que desqualifica a moral e bons costumes característicos e emblemáticos para a Polícia do Exército e os valores por ela representados.
 Sempre que possível, e a critério, utilizar a cor preta predominantemente; cor que simboliza a tropa com características especiais e de elite.
Em relação ao uso de uniformes militares, peças de fardamento e insígnia de Posto ou Graduação em uso atualmente pelo Exército Brasileiro, fica definido que isso deve ser proibido, em qualquer circunstância, pois além de ferir os Regulamentos Militares, neste caso o RUE, vai de encontro aos princípios básicos da ação e de conduta do Soldado PE e consequentemente do Veterano PE.
5. Foi aprovado com unanimidade o uso do Uniforme Histórico utilizado pelo Grupamento Histórico Aspirante Francisco Mega, que faz parte da integração entre a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx. E que ações deste tipo devem ser incentivas em outras regionais.
6. Os demais Grupos e Associações de Veteranos PE que não se fizeram representados neste I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército serão oficialmente informados de todas as deliberações e conclusões aqui tomadas, de tal forma, que posteriormente todos possam vir a se manifestar sobre todos os assuntos aqui deliberados, podendo emitir seus pareceres ou opiniões de tal forma que na próxima oportunidade sejam também apreciados e acordados, ou não, para fins de aprovação dos demais participantes.
7. Informar, através dos meios mais eficientes possíveis e disponíveis, a todas as OM de PE, também até o nível Pelotão PE, sobre os resultados alcançados já nesse I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército na cidade de Curitiba, e que a partir desta data cada Grupo e Associação tem a obrigação de buscar esse contato dentro da sua área regional de responsabilidade, objetivando dar continuidade e maior visibilidade aos Grupos e Associações de Veteranos PE.
8. Por último, fruto deste I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército, será lançada a CARTA DAS ARAUCARIAS, sob a forma de Manifesto, versando sobre as decisões aqui adotadas. Fica também acordado que todos os Grupos e Associações darão, junto aos seus filiados, toda divulgação possível das deliberações e seus resultados.
9. Participaram deste I Encontro das Lideranças das  Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército os seguintes Veteranos PE:

GVBP – Curitiba/PR
 Moizes  de Oliveira (Presidente), Norton Luis Silva da Costa (Vice-Presidente e RP), Giovane Caetano da Silva (Vice-Presidente), Arthur Cesar Moreira de Oliveira (Secretário), Igor Frederico Bratkoski (Secretario), Célio Mattos (Tesoureiro), Mauricio Smaniotto (Logística), Eduardo de Oliveira (Diretor Social e de Eventos), Edson Veiga (Diretoria Logística), Marcelo Cavalheiro Martins ( Apoio  Técnico e Artístico), Antonio Costa( Fotografo), Paulo Mazza (Presidente do Conselho Fiscal),Paulo Franco (Membro do Conselho Fiscal), Elizeu Oliveira (Conselheiro);
ASSPEX – Recife/PE:
Francisco Miranda(Presidente), Elivaldo Belarmino(Vice-Presidente) e Benedito Sérgio Gaioso de Christo (1º Tesoureiro);
GPEB – Blumenau/SC
Mauricio Alexandre Sievers (Comandante), Gilmar Volkmann (Subcomandante) e Mario Sergio de Oliveira/Capilé.
GSPEB – Brasília
Cel R/1Elson de Souza Ribeiro (Presidente),
AVEAPE –RS
Cap R/1Oscar de Oliveira Ramos Neto (Vice-Presidente)



­­­­­_______________________________________
Francisco Miranda - ASSPEx
UMA VEZ PE, SEMPRE PE



 



3 comentários:

  1. Estou de acordo com a ata da reunião das lideranças das Associações e Grupos de Veteranos da Polícia do Exército do Brasil.
    Parabéns a todos os Lideres presentes, e ao veterano Francisco Miranda da ASSPEx - pela condução dos trabalhos do encontro.
    Um abração do veterano PE, Oliveira (Capilé) do GPEB-Blumenau-sc.

    ResponderExcluir
  2. Estou de acordo com a ata da reunião do CONAVEPE
    Parabéns a todos os lideres presentes, e aos veteranos Francisco Miranda da ASSPEx e Cel Norton AVEPE-Pr pela condução dos trabalhos do encontro.

    Abraços
    Ney 2ºBPE 83/87

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de me manter informado a respeito de um eventual encontro geral a ser realizado no 1º BPE/RJ em 2016.
    Desde já agradeço.
    Sérgio da Silva Dias
    SD 1411 - Silva Dias
    yjucapirama@hotmail.com

    ResponderExcluir